A nossa História

  • Em 1997 foi realizado um acordo com a Liga Portuguesa de Deficientes Motores e a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, para a integração de crianças com Necessidades Educativas Especiais no Centro. Desde aí, todos os anos temos acolhido várias crianças com NEE em todas as valências.

    Em 1998 acorda-se com a CML a cedência de um andar na Escola n.72 na Rua da Bela Vista à Lapa, onde passa a funcionar a valência de ATL. Fruto disto abre-se na Rua de S. Domingos mais uma sala de Creche.

    Em 1999/2000 os Jardins de Infância subsidiados pela Misericórdia de Lisboa, passaram da tutela do Ministério de Solidariedade Social para o Ministério de Educação.

  • Em 1969 o Centro Social do Sagrado Coração de Jesus iniciou a sua atividade no Pátio localizado na Rua de S. Félix, 15 Porta SCJ (hoje nº 29) com duas salas de jardim de Infância, uma sala de ATL, um refeitório, casas de banho e duches, estes últimos serviam a população do Pátio. Na sala de refeitório, aos fins-de-semana, funcionava um clube de jovens.

    Em 1975 as instalações mostraram-se manifestamente insuficientes para as solicitações e alugou-se uma casa na Rua de S. Domingos à Lapa nº 60.

     

  • Em 2003 as instalações do ATL transitam da Rua da Bela Vista para um espaço na Rua das Trinas.

    O ATL instalou-se na Rua das Trinas, oferecendo inúmeras atividades, tais como: Olaria, Biblioteca, Computadores, Movimento, Teatro, Expressão Corporal, Sala de Jogos, Inglês, Catequese, Artes Gráficas, Música e viola.

    Em Setembro de 2006, no contexto da reforma educativa então vigente, o Centro vê-se forçado a encerrar a valência de ATL.

    Em 2007 alugou-se a garagem da casa da Rua de S. Domingos e abriram-se mais duas salas, ficando oito salas para se dividirem entre Creche e Jardim Infantil.

    Atualmente, o Centro tem duas valências de ensino, Creche e Pré-escolar distribuídos nas instalações de S. Domingos e de S. Félix.

  • Palavras dos 50 anos

    Celebrar os 50 anos do Centro é uma enorme emoção, uma escola que nos toca a todos de uma maneira muito muito especial.
    Ao longo destes 50 anos foram muitas as gerações que passaram pelo Centro, Pais, Educadores, os muitos profissionais e tantas crianças e são sem dúvida a inspiração e a razão deste nosso Centro.

    Olhando para trás … Pensar que tudo começou com um sonho, um sonho que se tornou realidade, graças ao entusiasmo das nossas fundadoras… hoje aqui tão bem representadas pela Madre Cecília e pela Maria João Belmonte;
    Mas também ao trabalho e empenho dos muitos que se juntaram e que dedicaram e dedicam as suas vidas ao Centro… muitos deles aqui presentes!

    Mas hoje também é tempo de falar de legado e de futuro…O legado da responsabilidade de fazer cumprir, fazer acontecer … a nossa atual equipe…que … com a sua dedicação faz do Centro um projeto que se quer cada vez mais …profissional, rigoroso e apaixonado!

    E porque é no presente que se deve garantir o futuro … cumpre-nos o enorme desafio de continuar a saber acolher os muitos que todos os anos querem ser parte desta grande” família” …

    Que estes 50 anos sejam para todos nós fonte de inspiração na nossa missão de educação das gerações futuras.

     

    Luisa Teotónio Pereira
    4 de Abril 2019